sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

OS RATOS ROUBAM O DINHEIRO DESTINADO À EDUCAÇÂO....E QUEM PAGA O PATO SÃO AS NOSSAS CRIANÇAS.

A ONG Todos pela Educação, acaba de divulgar o seu relatório anual; o que vemos sôbre a nossa Morro do Chapéu: dá vontade de chorar...ou de estrangular os MARGINAIS que desviam as verbas públicas para as suas contas bancárias.
Se vcs também observarem bem, verão que os piores índices de educação aquí na Bahia, ocorrem exatamente nos municípios, cujas Gestões estão sob a DESgovernança dos Delinquentes do Grupo Mafioso do Deputado ZÉ CARAMUJO, dono da rádio LARANJAnte FM. É porisso que eu digo e repito: esse velho canalha; só nos trouxe foi... MAIS CORRUPÇÃO E DISCÓRDIA.

As 5 Metas

Para alcançar a Educação que o Brasil precisa, foram definidas 5 Metas específicas, simples, compreensíveis e focadas em resultados mensuráveis, que devem ser alcançadas até 7 de setembro de 2022: as Metas, acompanhadas de perto, servem como direcionamento para que todos os brasileiros participem e cobrem melhorias na Educação.

Meta 1. Toda criança e jovem de 4 a 17 anos na escola

Toda criança e jovem de 4 a 17 anos na escola
A Meta 1 trata do atendimento a um direito básico: o acesso à Educação. Até o ano de 2022, 98% das crianças e jovens entre 4 e 17 anos devem estar matriculados e frequentando a escola. O objetivo é que cada estado também registre este percentual de atendimento.

Meta 2. Toda criança plenamente alfabetizada até os 8 anos

Toda criança plenamente alfabetizada até os 8 anos
Até 2010, 80% ou mais, e até 2022, 100% das crianças deverão apresentar as habilidades básicas de leitura e escrita até o final da 2ª série ou 3º ano do Ensino Fundamental.
Garantir o direito de alfabetização na idade correta a todas as crianças é um grande passo para o sucesso escolar. Para verificar e acompanhar esse direito é necessário analisar dois tipos de informação: se a conclusão da 2ª série ou do 3º ano ocorre na idade correta e qual foi a qualidade da alfabetização. O fluxo escolar pode ser calculado por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad). No entanto, no Brasil, ainda não há um indicador nacional que permita medir o aprendizado da escrita e da leitura. Mas, em 2011, o movimento Todos Pela Educação, com a parceria do Instituto Paulo Montenegro/Ibope, da Fundação Cesgranrio e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), realizou a Prova ABC (Avaliação Brasileira do Final do Ciclo de Alfabetização). Para ver os resultados da Prova ABC consulte o Relatório De Olho nas Metas 2011.

Meta 3. Todo aluno com aprendizado adequado à sua série

Todo aluno com aprendizado adequado à sua série
Até 2022, 70% ou mais dos alunos terão aprendido o que é essencial para a sua série.
Então, 70% dos alunos da 4ª e 8ª séries ou do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio, no conjunto das redes pública e privada, deverão ter desempenhos superiores a respectivamente 200, 275 e 300 pontos na escala de português do Saeb, e superiores a 225, 300 e 350 pontos na escala de matemática.
Dentre as cinco Metas do Todos Pela Educação destacamos a relevância e o enorme desafio apresentado pela Meta 3 – todo aluno com aprendizado adequado à sua série. Ela é o núcleo das metas do Todos Pela Educação, pois estabelece objetivamente o que seria uma Educação de boa qualidade e os indicadores que devem ser alcançados a cada dois anos para atingir esse nível.

Meta 4. Todo jovem com Ensino Médio concluído até os 19 anos

Todo jovem com Ensino Médio concluído até os 19 anos
Até 2022, 95% ou mais dos jovens brasileiros de 16 anos deverão ter completado o Ensino Fundamental e 90% ou mais dos jovens brasileiros de 19 anos deverão ter completado o Ensino Médio.
A Meta 4, em alguma medida, é o resultado do sucesso e do cumprimento de todas as outras Metas. Não somente as crianças e jovens devem frequentar a escola, mas devem ser alfabetizados na idade correta e aprender o que é adequado à sua série. Com isso, poderão concluir a Educação Básica na idade apropriada. Para tal, a proposta do Todos Pela Educação é que em 2022, 95% dos jovens com 16 anos tenham o Ensino Fundamental completo e 90% dos jovens de 19 anos tenham concluído o Ensino Médio. Como tanto a qualidade do Ensino Fundamental como a idade em que ele é concluído impactam nos resultados de conclusão do Ensino Médio, a Meta 4 propõe diferentes taxas de conclusão para estas duas fases.

Meta 5. Investimento em Educação ampliado e bem gerido

Investimento em Educação ampliado e bem gerido
Até 2010, mantendo até 2022, o investimento público em Educação Básica deverá ser de 5% ou mais do PIB.
Atualmente não há um indicador que possa avaliar a gestão dos recursos da Educação como um todo, mas é possível acompanhar a evolução do investimento público direto em Educação Básica do país como proporção do PIB (Produto Interno Bruto).


Confira a situação do aprendizado em seu município

Planilha traz as informações sobre a Meta 3 do Todos Pela Educação

Confira a situação do aprendizado em seu município
Reprodução



*Atualização em 8 de fevereiro, às 16h40
Da Redação do Todos Pela Educação
O Todos Pela Educação divulgou nesta terça-feira (7) a situação do aprendizado dos estudantes por município. Os dados são referentes à Meta 3 do movimento, que estabeleceu que 70% ou mais do corpo discente deve ter aprendizado adequado à série até 2022, e definiu metas intermediárias para alcançar esse objetivo.
Baixe aqui a íntegra do De Olho nas Metas 2011
No 5º ano do Ensino Fundamental, 21,7% dos municípios não atingiram as metas para matemática, e 52,0% ficaram aquém em língua portuguesa. Já no 9º ano do Fundamental, 56,1% dos municípios não alcançaram as metas em matemática, e 16,0% não as atingiram em língua portuguesa. Para verificar a situação de sua cidade, basta baixar a planilha e procurar pelo nome dela.
Baixe aqui a planilha com a situação dos municípios

Clique no link acima e confira o DESASTRE que é a Educação Pública da Gestão do Sr. CLEOVÁ BARRETO.
A tabela abaixo resume a informação dos municípios:


AnoDisciplina
Atingiram a Meta de 2009
Não atingiram a Meta de 2009
Não foi possível verificar o cumprimento da Meta
Total de municípios
5º ano do Ensino FundamentalMatemática
4.181
1.204
172
5.557
Língua portuguesa
2.498
2.887
172
5.557
9º ano do Ensino FundamentalMatemática
2.323
3.117
117
5.557
Língua portuguesa
4.552
888
117
5.557


A regiao Sudeste teve o melhor desempenho em escrita,


com 65,6% dos alunos com aprendizado adequado para a serie.

O mais baixo desempenho na redacao foi registrado no

Nordeste do Pais, onde apenas 30,3% dos alunos redigiram

textos conforme o esperado para sua etapa de ensino. Ha,

portanto, uma diferenca de mais de 35 pontos percentuais

entre as duas regioes.

Em leitura, o melhor cenario se deu no Sul do Pais, onde

64,6% das criancas tiveram aprendizado considerado adequado.

O Nordeste, novamente, foi a regiao com o menor percentual

(42,5%) de alunos com as habilidades de leituras esperadas

para os concluintes do 3o ano do Ensino Fundamental.

O Sul do Pais destaca-se em matematica, por ter a maior

proporcao de estudantes com as habilidades esperadas:

55,7%. O menor percentual foi verificado no Norte, onde

somente 28,3% das criancas tiveram desempenho esperado

para a etapa do ensino.

Em todas as tabelas e apresentado o erro padrao das estimativas

para a proporcao de alunos com aprendizado adequado

para a serie e tambem das medias. Trata-se de uma

medida da precisao da estimativa, que deve ser utilizada na

comparacao das medias das diferentes regioes. Por exemplo,

apesar de o percentual de alunos com aprendizagem adequada

em escrita no Centro-Oeste ser ligeiramente maior

que o do Sul, o erro padrao aponta que, estatisticamente,

esta diferenca e nula

3.


3. Uma forma de verificar este fato se dá pela construção do intervalo de confiança dos

percentuais. No caso do Sul, o intervalo vai de 53,6% a 67,9%; para o Centro-Oeste, de

54,5% a 67,6%. Assim, os intervalos praticamente coincidem (os números apresentados

estão arredondados), e é possível concluir que os percentuais de alunos com aprendizado

esperado em escrita não são estatisticamente diferentes.

Nenhum comentário: