As acusações sem prova de Marcos Valério

Por Assis Ribeiro
Do Diário do Centro do Mundo
Sobre o retorno de Marcos Valério
Paulo Nogueira
Até quando será tolerado no Brasil que a mídia publique acusações graves sem nenhuma prova?
E lá vem ele de novo, Marcos Valério.
Pobre leitor.
Mais uma vez, o que é apresentado – a título de “revelações” – é um blablablá conspiratório e repetitivo em que não existe uma única e escassa evidência.
Tudo se resume às palavras de Marcos Valério. Jornalisticamente, isso é suficiente para você publicar acusações graves?
Lula, no Planeta Veja, já não é apenas o maior corrupto da história da humanidade. Está também, de alguma forma, envolvido num assassinato. Chamemos Hercule Poirot.
Se você pode publicar acusações graves sem provas, a maior vítima é a sociedade. Não se trata de proteger alguém especificamente. Mas sim de oferecer proteção à sociedade como um todo.
Imagine, apenas por hipótese, que Marcos Valério, ou quem for, acusasse você, leitor. Sem provas. Numa sociedade avançada, você está defendido pela legislação. A palavra de Valério, ou de quem for, vale exatamente o que palavras valem, nada – a não ser que haja provas.
Já falei algumas vezes de um caso que demonstra isso brilhantemente. Paulo Francis acusou diretores da Petrobras de corrupção. Como as acusações – não “revelações” – foram feitas em solo americano, no programa Manhattan Connection, a Petrobras pôde processar Francis nos Estados Unidos.
No Brasil, o processo daria em nada, evidentemente. Mas nos Estados Unidos a justiça pediu a Francis provas. Ele tinha apenas palavras. Não era suficiente. Francis teria morrido do pavor de ser condenado a pagar uma indenização que o quebraria financeira e moralmente.
Os amigos de Francis ficaram com raiva da Petrobras. Mas evidentemente Francis foi vítima de si mesmo e de seu jornalismo inconsequente.
Por que nos Estados Unidos você tem que apresentar provas quando faz acusações graves, e no Brasil bastam palavras?
Por uma razão simples: a justiça brasileira é atrasada e facilmente influenciável pela mídia. Se Francis fosse processado no Brasil, haveria uma série interminável de artigos dizendo que a liberdade de imprensa estava em jogo e outras pataquadas do gênero.
Nos Estados Unidos, simplesmente pediram provas a Paulo Francis.
Uma justiça mais moderna forçaria, no Brasil, a imprensa a ser mais responsável na publicação de escândalos atrás dos quais muitas vezes a razão primária é a necessidade de vender mais e repercutir mais.
Provas são fundamentais em acusações. Quando isso estiver consolidado na rotina do jornalismo e da justiça brasileira, a sociedade estará mais bem defendida do que está hoje.

Deputado ZÉ CARAMUJO (''Defensor da ÉTICA PARLAMENTAR" em Brasília)   celebrando a vitória ( fruto duma campanha eleitoral carregada de ilícitos e acusações de COMPRA DE VOTO de forma sutil\indireta. Como resultado das nossas denúncias, o seu candidato ''venceu'' por apenas 20 votos de diferença do 2o. colocado) da QUADRILHA que assalta os COFRES DA PREFEITURA DE MORRO DO CHAPÉU.

André Araujo

www.espacoaberto.net/index.php?option=com_k2...Em cache
Prefeito é acusado pelo MPF Federal de falsificar documentos da ... O Ministério Público Federal (MPF) denunciou o prefeito de Morro do Chapéu (BA), Cleová ..... funcionários fantasmas para desviar verbas para contas bancárias pessoais.
 

previdência social. Prefeito - JusBrasil Tópicos

www.jusbrasil.com.br/topicos/1513466/previdencia-social-prefeitoEm cache
Prefeito. Jurisprudência, legislação e doutrina sobre previdência social. ... Prefeito baiano é acusado pelo MPF de falsificar documentos da Previdência ... Federal (MPF) denunciou o prefeito de Morro do Chapéu (BA), Cleová ... (artigo173, parágrafo 3º do Código Penal ), depois do envolvimento no desvio de verba desti.
 
VÍDEO ACIMA mostra a ''cerimônia'' mafiosa, na qual a QUADRILHA escolhe o BAMBINO LARANJA - filho do MAIOR LADRÃO DE DINHEIRO PÚBLICO DO INTERIOR DA BAHIA, ALI BABAliomar - como testa de ferro duma facção ligada ao seu progenitor. Fora da Itália, Morro do Chapéu é o único lugar do mundo; onde se produz DINASTIAS DO CRIME ORGANIZADO. Devemos enfatizar, de que não existe nenhuma acusação criminosa (ainda) contra o FILHOTE...futuro HERDEIRO DO TRONO.
O que essa gente faz com o nosso povo nesta sofrida terra: DÁ NOJO!. 
  • Notícias do tópico MORRO DO CHAPÉU - Blog do Anderson

    www.blogdoanderson.com/tag/morro-do-chapeu/ - BrasilEm cache
    20 jun. 2012 – O Tribunal de Contas da União (TCU) condenou o ex-prefeito de Morro do Chapéu, Aliomar da Rocha Soares (PMDB), a devolver R$ 264.839 ...
  • portal2.tcu.gov.br › Portal TCUImprensaEm cache
    (28/05/2010 00:00) TCU condena ex-prefeito de Santa Maria da Boa Vista (PE) ... irregularidades em uso de recursos da merenda escolar em Morro do Chapéu (BA). Em razão disso, o ex-prefeito Aliomar da Rocha Soares foi condenado a ...
  • liberdade-bom.blogspot.com/.../relacao-de-prefeitos-com-ficha-suja-...Em cache
    17 abr. 2012 – Veja a relação de prefeitos com a ficha suja na Bahia: ... 2007 ALIOMAR DA ROCHA SORES MORRO DO CHAPÉU PMDB Criminal MP TJ-BA ...