quinta-feira, 21 de agosto de 2014

TODA A BELEZA DO NORDESTE NO FORRÓ DE JOÃO BANDEIRA

A arte de João Bandeira, do jeitinho que a gente gosta


O amigo JNS, em três ou quatro comentários ao  post publicado ontem  http://www.jornalggn.com.br/blog/lucianohortencio/romaria-em-sergipe-ilumina-na-fe-o-trem-da-minha-vida, trouxe excelentes contribuições, com vídeos, chistes bem humorados e várias obras de pintura Naïf.  Isso me levou a pinçar o cantor e forrozeiro cearense de Limoeiro do Norte, JOÃO BANDEIRA, editando alguns vídeos com músicas interpretadas pelo conterrâneo famoso, utilizando exatamente algumas imagens mandadas por Dom JNS.


O forrozeiro, além de se garantir com a sanfona, nos traz excelentes interpretações suas, ao ritmo de forró, de sucessos anteriormente gravados em seus ritmos originais, numa ousadia interessante e bem ao gosto do povo nordestino e brasileiro.
Há quem torça a cara ou faça beicinho para as manifestações artísticas simples e sem rebuscamento, porém são essas manifestações as mais puras e belas, pois advindas da alma do povo brasileiro. 
Entendo que as manifestações de cunho religioso, folclórico, artístico devem sempre e cada vez mais serem incentivadas e nunca censuradas. Em respeito às romarias e procissões, há que se ressaltar que fazem parte da nossa cultura, da nossa história, a exemplo do que ocorre também em outros países. Alguém pensaria em minimizar, execrar ou querer censurar a romaria que termina na Catedral da cidade  de São Thiago de Compostela?
Censuremos, isso sim, quem quer que seja que queira ou esteja se aproveitando dessas manifestações para finalidades outras. Se essa forem políticas, censuremos os oportunistas dizendo NÃO por ocasião das eleições. Assim é que deve ser feito. Não se mata o boi por causa do carrapato. Isso é coisa do passado, coisa do tempo do bumba, coisa que o tempo levou.
Quero, de público, agradecer ao meu parceiro, Dom JNS, por todas as contribuições de excelente nível que vem dando em posts de nossa autoria.
Viva a arte popular! Viva o povo brasileiro!

IMAGENS




 
Veja o vídeoVeja o vídeoVeja o vídeo
VÍDEOS
Amor Fingido; Pra Não Morrer de Tristeza; Meu Vício é Você; Chico Dum Dum.

Nenhum comentário: